Dieta Low Carb

OFNA510

Uma dieta tradicional tem em torno de 50 a 55% de carboidratos. Na dieta Low Carb (dieta de baixo carboidrato), a proposta é a redução destes percentuais, que poderá variar, dependendo do alvo de emagrecimento e do perfil metabólico do paciente. Quando consumido, os carboidratos deverão ser os complexos, de absorção lenta, chamados de baixo índice glicêmico.

Na dieta Low Carb, os alimentos que devem ser evitados são o arroz, os pães e produtos feitos de farinha branca, como bolos, biscoitos, tortas e macarrão, os cereais, incluindo os matinais e mingaus, além de batatas e alimentos que contém muito açúcar, como algumas frutas. E, é claro, os doces!

Como a dieta Low Carb funciona?

Os carboidratos simples, quando absorvidos, promovem um aumento rápido de glicose no sangue e em resposta, estímulo à liberação de insulina. Esta é um hormônio responsável em transportar a glicose para dentro da célula, que será utilizada como fonte de energia, mas, quando em excesso, será armazenada nos adipócitos, que são as células de gordura.

Isso ocorre, porque o hormônio que domina a ação de armazenar a gordura é a insulina. O processo é bastante complexo, mas de uma forma simplificada, poderemos resumir dizendo que a gordura entra e sai de nossas células na forma de moléculas chamadas ácidos graxos, que são usados como fonte de combustível em nosso corpo. Dentro das células, os ácidos graxos formam os triglicerídeos, que são a forma em que a gordura é fixada dentro das células adiposas.

Quanto mais os níveis de insulina aumentam, mais armazenamos gordura, e quando diminuem, mobilizamos a gordura de dentro da célula e a utilizamos como fonte de energia. Quanto mais carboidrato simples forem ingeridos, maior será a liberação de insulina e consequentemente, maior será o acúmulo de gordura.

No entanto, é importante ressaltar que a insulina orquestra o armazenamento e o uso de gordura e de proteínas. Por isso, níveis certos são necessários para que nossos músculos recebam proteínas suficientes para realizar o reparo necessário e reconstrução, assim como garantir um armazenamento de combustível suficiente para termos fontes de energia durante os intervalos das refeições. Os carboidratos devem ser consumidos em quantidade e qualidade corretas. Nem todos engordamos tanto ao comer carboidratos, porém, para aqueles que engordam, quanto mais reduzido o seu consumo, mais magros serão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *