Hipotireoidismo

O hipotireoidismo, muito comum nos dias de hoje, é causado pela diminuição da produção dos hormônios tireoidianos, e resulta em uma diminuição progressiva e ampla dos processos metabólicos do nosso organismo.

Os indivíduos com hipotireoidismo podem apresentar variados graus de alterações orgânicas, que vão desde assintomáticos (não sentir nada), diagnosticados através de exames de rotina, até quadros graves, dependendo do nível de alteração hormonal e da duração da doença sem o tratamento adequado.

Quando suspeitar do diagnóstico de Hipotireoidismo?

Pessoas com diminuição da memória e dificuldade de concentração, cansaço excessivo, diminuição da tolerância a atividade física, fraqueza muscular, caimbras e dor articular, sonolência excessiva, pele fria e seca, queda de cabelos, rouquidão, ganho de peso, edema facial (principalmente inchaço nos olhos), aumento do colesterol no sangue, depressão, anemia, constipação e até menstruação irregular.

Com a presença desses sintomas, é indispensável uma investigação laboratorial. A principal delas é a dosagem do hormônio estimulador da tireoide (TSH). O diagnóstico do hipotireoidismo é comprovado com o TSH aumentado, e o tratamento, feito com a reposição do hormônio tireoidiano que está deficiente.

À partir do início do tratamento, os sintomas vão aos poucos se reduzindo, sendo amplamente reversíveis. Na maioria dos casos, o tratamento deve se estender por toda a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *