Afinal, Chá Verde emagrece?

Os chás são considerados uma das bebidas mais ingeridas do mundo. No Brasil, o seu consumo ainda é um tanto comedido, mas o interesse por seus benefícios vem aumentado a cada dia.

O chá verde é produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis (C.sinensis), caracterizada por ter altas concentrações dos polifenóis denominados catequinas, sendo a predominante a galatoepigalocatequina (EGCG). É considerado um poderoso antioxidante, que são substâncias protetoras do nosso organismo, aquelas que impedem os efeitos danosos dos radicais livres e atuam no retardo do envelhecimento e prevenção de doenças crônicas.

Por ser uma bebida que contém cafeína, estimula o sistema nervoso central, acarretando a melhora da capacidade psicológica, além de possuir minerais como flúor, manganês, cromo, selênio, cálcio, magnésio e zinco, importantes para o bom funcionamento do nosso organismo e do equilíbrio metabólico.

Estudos demonstram que pessoas que ingerem mais de duas xícaras de chá verde por dia apresentam menores taxas de colesterol total e colesterol LDL, além de ter sido demonstrado menor risco de morte por doenças cardiovasculares. Beber chá verde é considerado uma espécie de prevenção para as doenças do coração.

A correlação entre ingestão de chá verde e câncer em humanos sugere proteção, mas ainda não está ainda bem determinada.

No que se refere ao peso, muitos estudos sugerem que o chá verde reduz o peso e aumenta o gasto energético. Um deles demonstra que pessoas que bebem mais de 400 ml de chá verde ao dia por muitos anos, apresentam peso e cintura menores. Contudo, estudos mais detalhados, em um número considerável de pessoas, apontam que o chá verde não provoca perda de peso maior do que meio quilo, que é algo pouco relevante. Por este motivo, não se deve recomendar o consumo de chá verde exclusivamente para diminuição ou modificação da composição corporal e sim pelos seus inúmeros outros benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *