Na maior parte das vezes, quando queremos perder peso, pensamos apenas em fazer dieta, e muitas vezes erramos na escolha desta tal dieta, pois logo, imaginamos algo relacionado à restrição e sofrimento, ou até mesmo nas dietas da moda. Como causa destas escolhas inadequadas, desistimos e abandonamos o tratamento.
A proposta do exame de bioimpedância é proporcionar um auto-conhecimento e, como consequência, uma perda de peso e manutenção do peso perdido. Precisamos conhecer e entender nosso metabolismo: gasto energético basal e gasto energético com as atividades físicas programadas e não programadas. Aprender a pensar na perda de peso de forma matemática, analisando ingestão e gasto calórico.
Desta maneira, fica mais fácil seguir um planejamento alimentar adequado, garantindo uma perda de peso saudável e segura.
A BIOIMPEDÂNCIA consiste em um exame que avalia com alta precisão e rapidez a composição corporal, verificando a quantidade de massa muscular e massa gordurosa existente. Permite calcular a faixa ideal de peso para o indivíduo, de acordo com o sexo e a idade, indicando um planejamento alimentar individualizado.
Como é realizado o exame:
Impedância bioelétrica ou “bioimpedância” é um método não-invasivo e rápido de análise dos compartimentos corporais, especialmente massa magra e massa gordurosa. Seu princípio é a passagem de corrente elétrica de baixa intensidade e de alta frequência por um condutor, no caso, o corpo humano. A impedância é justamente a medida da resistência desse condutor à passagem da corrente, medida através de eletrodos adesivos instalados na mão e pé direito.
Quanto maior é o percentual de gordura, maior é a dificuldade para a corrente elétrica atravessar o corpo. A bioimpedância é útil para informar o percentual de gordura em sua totalidade, ou seja, mede tanto a gordura que está debaixo da pele como a gordura que está entre os órgãos.