A tapioca, que já há algum tempo ganhou destaque nas recomendações de alimentação saudável, se mantém como uma boa dica, mas pode ser ainda melhor utilizada, quando associada com alimentos que se somam a suas propriedades.
Conhecida por não ter glúten (não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten), não ter gorduras e possuir pouco sódio, ganha na hora da comparação com o pão branco. Obtida a partir da fécula da mandioca, rica em amido, é uma excelente fonte de carboidratos simples.
Apresenta índice glicêmico alto, isso quer dizer que, assim que ingerida, seu açúcar entra rapidamente na corrente sanguínea, estimulando a produção de insulina.
Quando a intenção é ter aumento de açúcar no sangue, como em momentos pré- treino, tudo bem, mas quando não, uma dica é associar as sementes de chia ao seu preparo.
Ao entrar em contato com o líquido do interior do estômago, as sementes de chia aumentam em muitas vezes o seu volume. Elas formam uma espécie de “gel”, que colabora no processo da digestão por mecanismos como de retardar o esvaziamento gástrico e provocar maior saciedade, tanto em ficar saciado com uma quantidade menor de alimentos, quanto satisfeito por mais tempo.
A chia apresenta, ao contrário da tapioca, um baixo índice glicêmico, proporcionando um menor pico de glicose e, consequentemente, menor elevação de insulina no sangue. Isso significa que a glicemia sendo liberada mais lentamente, terá uma chance muito menor de ser depositada em forma de gorduras. Quando associada a um programa alimentar bem elaborado, contribuirá bastante para perder aquelas nada desejadas gordurinhas localizadas.
Como a tapioca não se destaca tanto por seus nutrientes, as sementes de chia agregam bastante a seu valor nutricional, pois são ricas em ácidos graxos poli-insaturados, como o ômega 3 e 6, as conhecidas “gorduras do bem”, que colaboram na saúde das artérias e do coração, entre outras. São bastante ricas em fibras, proteínas e muitos outros nutrientes.
A tapioca com chia é considerada uma ótima dica quando a intenção é alimentação saudável e emagrecimento. No entanto, cuidado com os recheios.