Tratamento da obesidade

O tratamento implica numa série de questões, já que as causas da obesidade são multifatoriais.

Além de mudanças no estilo de vida, muitas vezes será necessário a utilização de medicamentos orais. Não existe fórmula milagrosa. Cada tratamento deve ser individualizado e acompanhado em sua implantação e manutenção.

É fundamental a conscientização por parte do paciente de que a obesidade é uma doença crônica e por isso, o tratamento deverá ser de longo prazo. É indispensável uma forte motivação.

A adoção de algumas técnicas de conduta nos auxilia no dia-a-dia, tanto na perda de peso como na manutenção do peso perdido. Procure controlar a ansiedade em obter resultados muito rápidos. Antes de iniciar um programa de perda de peso, estabeleça uma meta realista.

Existe o peso ideal (muitas vezes dos nossos sonhos) e o peso real (o que podemos atingir e mantê-lo). Muitas vezes esperamos uma perda exagerada e nos frustramos, desistindo do tratamento. No início, observamos uma perda mais acentuada e após, uma redução da velocidade.

Mas, lembre-se de que não se perde peso igual durante todas as semanas. Nunca desanime. Se é difícil emagrecer, com certeza, será muito fácil engordar. Valorize as pequenas perdas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *