Causas da obesidade

É comum nos dias de hoje, ouvir ou ler sobre o aumento da prevalência de obesidade e dos riscos que ela provoca. Mas por que isso está acontecendo de forma tão rápida?
Os fatores genéticos permitem que os maus hábitos atuem no ganho de peso. Mas, lembremos, eles representam menos de 30% das causas.

O excesso de peso resulta do desequilíbrio de nossa balança energética. Ingerimos mais calorias do que gastamos, estocamos as que não foram utilizadas.

Somos metabolicamente diferentes. Cada indivíduo tem suas necessidades energéticas. Se estamos engordando, é porque nossa balança tem sido positiva. Muitas vezes, isso tudo é causado por nós mesmos. Sair de casa sem tomar café da manhã e ficar períodos longos sem se alimentar, reduz o metabolismo. Emagrecimento inadequado, com grandes perdas de peso rápidas, e também o “efeito sanfona” reduzem o metabolismo. Fazer exercícios não só faz queimar calorias, como também aumenta o metabolismo, ou seja, sem exercícios, o metabolismo também fica baixo.

Mesmo que em um percentual baixo, as causas hormonais são responsáveis por ganhar peso. Então, é fundamental uma avaliação médica.

Além disso, existem as questões emocionais, sociais e culturais que devem ser avaliadas, para que se consiga o resultado positivo, que todos somos capazes de alcançar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *