Transtornos alimentares

O diagnóstico dos transtornos alimentares é realizado com base nos critérios descritos na DSM-5, do Manual Diagnóstico Estatístico da Associação Psiquiátrica Americana.

Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica

Esse transtorno alimentar é caracterizado pela ingestão de uma quantidade de alimentos maior do que a maioria das pessoas conseguiria ingerir, num curto período de tempo, por exemplo, de duas horas, associado a uma sensação de falta de controle sobre o que se come e um sentimento de não conseguir parar de comer.
Durante a maioria dos episódios de compulsão alimentar, pelo menos três dos seguintes indicadores abaixo devem estar presentes:

-Comer muito mais rápido do que o normal;
-Comer até se sentir desconfortavelmente “cheio”;
-Comer grandes quantidades de alimentos, mesmo sem ter fome;
-Comer sozinho, com vergonha da quantidade ingerida;
-Sentir-se culpado e/ou deprimido depois do episódio.

Para o diagnóstico deste transtorno, os episódios da compulsão alimentar devem ocorrer com uma média de, pelo menos, uma vez por semana, nos últimos três meses.

Anorexia Nervosa

As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do paciente em manter o peso corporal acima do mínimo considerado normal para a idade e altura, associado a um temor intenso de ganhar peso.

O paciente apresenta uma distorção da imagem corporal, ou seja, ele não enxerga sua imagem real no espelho e, assim sendo, a recusa alimentar é apenas uma consequência dessa distorção da imagem.

A Anorexia Nervosa é, então, um transtorno alimentar caracterizado por limitação da ingestão de alimentos, devido à obsessão pela magreza e ao imenso medo de ganhar peso.

Normalmente, a pessoa anoréxica mantém um peso corporal abaixo de um nível normal mínimo para sua idade e altura.
Existem classificações para a anorexia nervosa que são os subtipos:

Restritivo – A perda de peso acontece pela intensa restrição alimentar ou jejuns prolongados, além de muitas vezes estar associado à atividade física excessiva para perder peso.

Compulsivo Purgativo – O indivíduo apresenta, ou não, períodos de compulsão alimentar, seguidos de comportamento purgativo (provoca vômitos, abusa de laxantes, diuréticos ou enemas).

Bulimia Nervosa

Uma das diferenças entre os pacientes com bulimia dos com anorexia, é que na bulimia, os pacientes apresentam um peso normal ou um pouco acima do normal.

Nesse distúrbio, os episódios repetidos de compulsão alimentar são seguidos de comportamentos compensatórios inapropriados para emagrecer ou para impedir o ganho de peso.

A bulimia também pode ser classificada em dois subtipos:

-Purgativa (indução de vômitos, uso de laxativos e diuréticos) e
-Não-purgativa (prática de dietas, exercícios em exagero)

O diagnóstico é realizado com a presença de média mínima de um episódio de compulsão alimentar por semana, nos últimos três meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *