A tireóide se localiza na região anterior do pescoço e apresenta forma parecida com a de uma borboleta, produzindo os hormônios T3 e T4. Sua função é fundamental na regulação de órgãos importantes de nosso corpo.
Quando a tireóide não funciona de maneira correta, pode desequilibrar o funcionamento do nosso coração, do cérebro e dos rins e ainda causar muitas outras alterações orgânicas, responsáveis por sintomas que comprometem nossa saúde.
O interessante é que apenas uma glândula pode ser afetada por uma série de doenças, dificultando muitas vezes o entendimento por parte do paciente, de qual alteração sua tireóide é acometida.
A tireóide aumentada é denominada bócio. Neste caso, pode haver alteração de sua função ou causar sintomas compressivos. Quando a tireóide produz hormônios em quantidade insuficiente, causa o hipotireoidismo, responsável por sintomas que variam de leves a muito intensos, dependendo do grau de disfunção. Quando produz hormônios em excesso, leva ao hipertireoidismo, também causando muitos danos a nossa saúde. Pode apresentar inflamação aguda ou crônica, como no caso das tireoidites, sendo a mais comum a Tireoidite de Hashimoto, responsável pela maior causa de hipotireoidismo. E ainda desenvolver nódulos em seu parênquima. Esses nódulos, por sua vez, podem evoluir ou não para malignidade.
Fica assim explicada, a dificuldade de entender o que se passa com a nossa tireóide, quando ela apresenta alguma alteração.